Temazcal é a referência em Nahuatl, Inipi, entre os lakotas, para uma das mais antigas práticas cerimoniais e terapêuticas da América nativa. Também vulgarmente conhecida no Brasil como tenda do suor ou sauna sagrada, ainda que essas referências não expressem a real dimensão e propósito desta cerimônia que está entre os sete ritos sagrados da nação Lakota.

O temazkal é um ritual terapêutico de purificação e fortalecimento do eu interior, nele o indivíduo vivencia uma prática milenar que propicia o contato com as forças dos quatro elementos.

Conectar-se com as forças do fogo, da água, do ar e da terra é conectar-se com as forças geradoras e mantenedoras da vida. O temazkal faz reverberar a presença desses elementos em cada ser presente no ritual, o conecta com sua origem e faz sentir a unidade entre todas as formas de vida. Esse reconhecimento traz um sentimento de bem-estar, de gratidão e de segurança perante a vida.

Se essas quatro forças são a origem e o sustento de tudo, é a partir delas que se dão a cura verdadeiras e profundas. O temazkal é onde essas forças estão em harmonia trabalhando de forma intensa para a cura, o equilíbrio e o fortalecimento dos indivíduos, da vida, da saúde e do caminho espiritual.

Através do poder curativo dos quatro elementos, de cantos e preces e das plantas medicinais e aromáticas, vivenciamos um ritual ancestral de purificação e de harmonização de nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual. O temazkal produz muitos benefícios, entre eles: ajuda a desintoxicar o corpo, a liberar bloqueios emocionais, a alinhar e focar a mente e a fortalecer o sentido do sagrado em nossa vida.

BENEFÍCIOS FÍSICOS

  • Proporciona um relaxamento muscular, alivia contraturas, dores nas costas, dores nas articulações e nos tendões.
  • Aumenta da circulação sanguínea, através da alta temperatura, facilita a expulsão de toxinas do corpo, melhorando problemas de varizes, formigamentos e pressão alta.
  • A alta temperatura dilata os poros da pele, facilitando o processo de desintoxicação.
  • Pessoas que padecem de doenças crônicas experimenta melhoras significativas após banhos regulares de temazkal.
  • Pessoas que vivem em lugares poluídos percebem uma desobstrução dos poros e uma pele mais saudável.
  • Benéficos em tratamentos de gripe, bronquite, sinusite, asma e renite. Já que durante o temazkal, o aumento do fluxo sanguíneo, somado à expansão dos pulmões e brônquios, beneficia todo o sistema respiratório.
  • Alivia problemas de stress, insônia e tensão, proporcionando tranqüilidade e aumento de vitalidade.
  • Eficaz nos tratamentos do sistema reprodutor feminino relacionados à menstruação (irregularidade, dores, TPM), infertilidade, gravidez e pós parto.
  • Proporciona curas nos aspectos emocional, mental e espiritual.