(for translation of the following, click on the right botton of your mouse or on the three dots on your phone and chose the language according to your need)
(para traducir lo seguiente, haga clic en el botón derecho de su mouse o en los tres puntos en su móbil y elija el idioma según su necesidad)

Atendendo a uma petição de dançantes da lua de Menee Waka Meztli  Brasil que têm um forte trabalho pela essência feminina em diversos países da Europa, estenderemos o rezo pela purificação das águas de Menee Waka Meztli a este território.

Com muita alegria e dedicação estamos nos preparando para abrir Menee Waka Meztli na Europa em 2024.


Manee Waka Meztli

De 14 a 18 de Setembro de 2024 em Idanha a Nova – Portugal.

Menee Waka Meztli, em honra à essência feminina geradora e nutridora de vida, é uma oferenda pela purificação e o livre fluir das águas, das nossas águas internas, nossas águas vermelhas, nossas emoções e das águas da nossa grande mãe Terra; que sejam curadas, renovadas, protegidas e abençoadas.

Acreditamos que o grande despertar, a grande purificação que trará um novo ciclo de paz e harmonia em nossas relações e na forma como interagimos e vivemos nesta grande morada que é a Terra, será fruto da reconexão com a essência feminina criadora em todos e em todas as coisas. Através da purificação de nossas águas, das memórias emocionais e geracionais, voltarmos a sentir e a mover-nos pela nossa sensibilidade, pela compaixão, pelo cuidado e pela verdade pura que habita nossos corações.

Nessa confiança e nesse intuito levamos esta palavra, este rezo, esta oferenda além das grandes águas desde Brasil, plantando esta semente em Portugal.

História da Danza de Luna

Com a Danza de Luna estamos revivendo uma prática ancestral que por muito ficou adormecida. Não em esquecimento. Guardada para voltar a florescer.

Em 1992, um grupo de mulheres mexicanas danzantes do sol do calpulli Coacalco, inquietas por investigar e reviver as práticas ancestrais femininas, respaldadas pela espiritualidade do caminho vermelho, pelo conhecimento popular e pelo estudo dos Códices (registros deixados pelos antepassados), redesenharam o que havia sido essa grande cerimônia lunar e encararam o desafio de revivê-la para que as mulheres tivessem novamente um espaço de comunidade feminina para nutrirem-se de sua essência, curarem-se, fortalecerem-se em sua beleza, potência e dignidade.

Deste círculo originário outros foram surgindo e hoje são muitos círculos de Danza de Luna ativando essa essência feminina na Terra.


Nossa linhagem

Menee Waka Meztli é fruto da grande Danza de Luna Ollintlahuimeztli sob guiança da gran abuela Malinalli (em memória), uma das abuelas pioneiras neste movimento de florescimento e fortalecimento do movimento de luz lunar.


Abuela de Menee Waka Meztli

Abuela Adriana Ocelot – Ocelocihuatl é a abuela guia de Menee Waka Meztli que recebeu da abuela Malinalli as bênçãos de guia de danza de luna.

Iniciei minha jornada na tradição mexica em 2004. Por alguns anos vivi numa cabana em um pequeno povoado Otomi chamado Atlapulco onde tive minha 3º filha Ketzal Meztli com a ajuda da parteira tradicional do povoado com quem aprendi muito sobre o partejar na tradição e sobre Temazcallis de cura, de pré e pós parto também vivenciados por mim. Durante esse período, acompanhei o pai de Ketzalli, chefe de tradição, em diversas cerimônias, praticando a danza asteka, em peregrinações no deserto em Virikuta e em reuniões do Congresso nacional indígena, subindo a montanha em busca de visão, dançando ao sol e a la luna.

Há 15 anos estabelecida de volta no Brasil, sigo nos estudos dos conhecimentos da tradição com grandes mestres renomados, podendo interpretar Códices e fazer a conta do tempo para o Tonalamatl.

Gestora do Ciclo de Medicinas da Terra para mulheres, guardiã do Templo de Lua, estudiosa das propriedades curativas das plantas medicinais e praticante das terapias e cerimônias nativas, seguidora do caminho vermelho, dançante do Sol em Crow Dog´s Paradise – Rosebud reservation, SD, EUA, em Tamoanchan, Nayarit, México, Guasca, Colômbia e no Brasil na recém aberta Lakota Sundance sob guiança de meu marido Vernon Foster, dançante da Lua no México, originalmente em Ollitlahuimetztli, hoje em Tlazohteotl Xochimeztli, dirigente da Busca de Visão e da Dança da Lua no Brasil, membro do grupo Guardiões Huni Kuin, pelos saberes e medicinas da floresta, sigo dedicando-me ao fortalecimento e à difusão dos saberes dos povos nativos das Américas e ao sustento dos altares sagrados ancestrais.


Nossa danza

Em 2020, em meio ao turbulento tempo em que vivíamos o início de uma pandemia, quando as emoções estavam profundamente movidas numa dimensão global, quando tanto se necessitava o rezo pelas águas, corajosamente abrimos nossa Danza de Luna. Não pudemos estar as dezenas de mulheres que já fariam parte deste círculo. De uma maneira singela e não por isso menos potente, 20 de nós levantamos esse sagrado altar que hoje, em seu 5º ano floresce e se fortalece com centenas de dançantes e suas famílias sustentando esse tão necessário e urgente rezo pela purificação das águas.

Muito honradas e também muito conscientes da responsabilidade de expandir esse rezo, nos preparamos para semear Menee Waka Meztli em Portugal, resignificando a relação Brasil – Portugal no fluir amoroso das águas da vida, unindo nossos corações e nossa alma feminina neste propósito.


Nosso cotidiano durante os dias de Dança

Dançamos por quatro noites sob a luz da lua cheia. Fazemos dois Temazcallis por dia, um ao anoitecer antes de entrarmos no círculo da danza  e outro ao amanhecer ao final da noite de dança. Sugerimos jejum de alimento bebendo apenas água, os chás medicinais e a bebida de cacau que são preparados e servidos durante a dança para que nossos corpos estejam purificados e possamos absorver toda a energia da nossa oferenda. Para aquelas que não querem jejuar, uma refeição leve é servida à tarde. Durante o dia, temos o tempo do descanso e o tempo dos círculos de partilha. Estes são oferecidos pela abuela onde serão dadas instruções às novas dançantes e por mulheres dançantes sobre temas relacionados ao feminino.

Contemplando acolher as crianças com carinho e atenção, procuramos promover atividades artísticas e recreativas com os filhxs das dançantes durante os momentos dos círculos de partilha.

No entanto, é obrigatório que cada dançante que queira levar seus filhxs leve também um apoio responsável por eles.


O Local da Dança de Lua

Menee Waka Meztli Portugal acontecerá em Idanha a Nova – Portugal, num lugar cercado de natureza onde perpassa um riacho, com bom acesso e uma ótima estrutura de cozinha e banheiros e a privacidade e segurança que necessitamos e merecemos.

Nosso sistema é de acampamento sendo cada dançante responsável por levar sua barraca e tudo o que será indicado após inscrição. Somos todos responsáveis pelo cuidado e limpeza de nosso espaço cerimonial

Criamos um espaço comunitário entre mulheres, homens e crianças sustentados pelo respeito, carinho e cuidado uns com os outros e com tudo o que é sagrado na vida e neste planeta. Somos todos responsáveis pelo cuidado e limpeza do espaço.


O que é ser Dançante de Lua

A Dança da Lua é um caminho de vida transformador, um compromisso de integração profunda e verdadeira com todos os poderes da Natureza, uma oferenda por tudo o que nos dá vida, pela força feminina que à medida que vamos caminhando pela Roda de Medicina a cada ano de dança, vamos acumulando conhecimento, sabedoria e força, harmonizando nossas vidas e ancorando o poder de sermos quem somos, fortalecendo nossos propósitos, realizando nossos sonhos e visões. Nossa Dança é para invocar a força da luz que guia nossos corações. Com isso, vamos enaltecendo o que de mais belo e genuíno há em nós.

A Danza de Luna fortalece nossas raízes e nossa dignidade feminina como co-criadoras com a Terra mãe. É um espaço mágico de união e de oferenda que honra os elementos da vida, a avó Lua em sua plenitude iluminando nossa alma feminina, que ativa a conexão com os mistérios e as forças da criação, um tempo de comunhão interna com os poderes do Cosmo, de abertura e de entrega para reconhecer, respeitar e permitir o fluxo dessa energia vital em nós, de ancorar o poder de sermos nós mesmas em toda nossa beleza e potência com força, alegria e amor.


Requerimentos

Para ser dançante de lua é preciso estar disposta a:

– transformar-se, a reconhecer sua beleza e poder e a honrar a beleza e o poder de cada irmã que compõe o círculo

– chegar com disposição e coração aberto para cooperar, fluir e zelar pela unidade, harmonia, alegria, beleza e força da Cerimônia

– preparar-se adequadamente, cumprir o protocolo da cerimônia e as instruções das guias da Dança, cumprir com os requerimentos de inscrição preenchendo o formulário e efetuando o pagamento do valor e data estipulados.


Compromisso

Toda mulher que chega para dançar tem o compromisso de cumprir com o ciclo de quatro noites de dança e os dois Temazcales diários sem sair do espaço cerimonial.

As mulheres que querem seguir sendo dançantes de lua, seguir por este caminho de medicina, poder e responsabilidade, assumem o compromisso de dançar por ao menos 4 anos consecutivos completando com isso uma volta na Roda de Medicina. Estas, recebem no primeiro ano de dança seu cachimbo lunar de pedra de obsidiana e, ao final de 4 anos, recebem seus bastões, batismo de nome espiritual nessa linhagem de dançantes de lua (caso assim desejarem) e as bênçãos para levantarem rezos lunares coletivos com o cachimbo lunar e iniciam as instruções para conduzirem Temazcal de lua.

Bem vindas também a dançar aquelas que não queiram fazer o compromisso de 4 anos.

Durante os dias de dança não será permitido o uso de plantas de poder, cigarros, álcool ou drogas.


Apoio

Todo apoio às dançantes é bem vindo e necessário.

Famílias com filhxs, homens e mulheres não dançantes para formar as equipe do Fogo e da cozinha. Na ficha de inscrição, favor definir a área em que oferece seu serviço.

Não será permitida a entrada de nenhuma pessoa para o grupo de apoio sem a devida inscrição prévia


Como participar como dançante da lua e apoio

As inscrições já estão abertas e encerrarão em 14 de Julho de 2024.

Nos valores da contribuição para custear a cerimônia já se considera o alimento para as refeições de todos. Formas de participação e valores estão no link do formulário de inscrição abaixo.

Favor preencher a ficha de inscrição no link abaixo, efetuar o pagamento da sua contribuição conforme indicado e enviar o comprovante para medicinasdaterra@gmail.com
Sua inscrição só será confirmada após concluir o procedimento descrito acima.
Por gentileza, inscreva-se apenas quando estiver pront@ para confirmar sua presença com depósito do valor e envio do comprovante. Inscrição feita sem a confirmação do pagamento, em dois dias, será desconsiderada.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:    LINK


Após confirmação de inscrição, a dançante da lua receberá por e-mail orientações quanto ao regulamento da dança, instruções de preparo, do que levar, o caderno e o link dos cantos da dança e será incluída no grupo WhatsApp onde demais orientações serão dadas.
As equipes de apoio receberão por e-mail as instruções quanto aos cargos nos quais irão apoiar e orientações do que levar e serão incluídos no grupo WhatsApp do apoio.

Pela vida, pela Terra e pelas futuras gerações.

Adriana Ocelotcihuatl