Manee Waka Meztli

De 21 a 25 de Maio 2024


A Danza de Luna – o que é

Dançar para a Lua é reviver uma prática ancestral que fortalece nossas raízes e nossa dignidade feminina como co-criadoras com a Terra mãe. É um espaço mágico de união e de oferenda que honra os elementos da vida, a avó Lua em sua plenitude iluminando nossa alma feminina, que ativa a conexão com os mistérios e as forças da criação, um tempo de comunhão interna com os poderes do Cosmo, de abertura e de entrega para reconhecer, respeitar e permitir o fluxo dessa energia vital em nós, de ancorar o poder de sermos nós mesmas em toda nossa beleza e potência com força, alegria e amor.


História

Em 1992, um grupo de mulheres mexicas, decididas a reunir forças pela cura e fortalecimento da essência feminina em cada mulher, na Terra e em nossas relações, respaldadas pela espiritualidade do caminho vermelho e pelo estudo dos Códices (registros deixados pelos antepassados), encararam o desafio de abrir a primeira Danza de Luna. Algumas dessas mulheres do círculo originário abriram suas próprias danzas e seguem com o compromisso de sustentar esse altar e de semear círculos de Danza de Luna onde se encontra terra fértil para esse grande rezo.

A Danza de Luna Brasil foi aberta na lua cheia de Maio de 2020 com as bênçãos de nosso gran abuela Malinalli uma das abuelas pioneiras guia da grande Danza de Luna Ollintlahuimeztli, México.

Adriana Ocelot, assumiu a responsabilidade de levantar e sustentar esse altar no Brasil. Iniciada na mexicanidade em 2004, Temazcalera, portadora da Chanumpa, dançante do Sol em Niyarit, México, em Crow Dog´s Paradise, EUA e Cundinamarca, Colômbia, dançante da lua em Ollintlahuimeztli, guia de Busca de Visão no Brasil e na Espanha, em 2020 recebeu da abuela Malinalli a palavra de abuela de danza de luna e as bênçãos para levantar esse altar.


Nossa Dança

Uma vez levantado um altar de uma cerimônia que traz consigo um legado ancestral, esse se torna um compromisso de vida por toda a vida. Seguindo com esse compromisso espiritual, honrando o caminho de flores deixado por nossa abuela te convidamos a fazer parte deste círculo em Menee Waka Meztli.

De acordo com a tradição, quando se entrega a petição pela abertura da Dança, entregamos também o propósito do rezo coletivo desse altar.

Nossa Dança de Lua, em honra à essência feminina geradora e nutridora de vida, é uma oferenda pela purificação e o livre fluir das águas, das nossas águas internas, nossas águas vermelhas, nossas emoções e das águas da nossa grande mãe; que sejam curadas, renovadas, protegidas e abençoadas.

Menee Waka Meztli (águas sagradas da lua) é o nome da Dança da lua Brasil

Nossa Dança acontece na lua cheia de Maio, meio de Outono, no sul, o tempo que corresponde às danzas da luna no México que acontecem em Outubro. A lua cheia de Maio é a lua propícia para o mover dessas águas com amor, compaixão e profundidade. O Outono corresponde à direção do Oeste, o lugar da abundância de natureza, da entrada no mundo dos mistérios e dos poderes de regeneração da vida nas novas sementes a serem plantadas.

Menee Waka Meztli tem um projeto social chamado “Água para quem não tem”

A cada ano temos o compromisso de dedicar 20% da arrecadação a prover água para quem não tem. Durante a dança, uma das dançantes traz e apresenta ao grupo a proposta da família ou comunidade a ser beneficiada pelo projeto e se encarrega de executá-lo ao longo daquele ano. Com isso, além do rezo pelas águas, nossa dança contribui para fornecer água potável a quem não tem.

Em 2021 contribuímos com o Instituto Apoti na implementação de poço artesiano com energia solar nas aldeias Huni Kuin, Novo Natal e Novo Segredo no Jordão –AC

Em 2022 investimos no bombeamento, canalização e armazenamento da água do igarapé em um ponto de distribuição na aldeia Shanenawa, Coração da Floresta no Feijó – AC

Em 2023 o projeto “Água para quem não tem” beneficiou a aldeia São Francisco do povo Huni Kuin do alto rio Jordão – AC, revitalizando e aprofundando o poço já existente coom um sistema de filtragem da água, bombeamento e distribuição da água potável num ponto no centro da aldeia.


Nosso cotidiano durante os dias de Dança

Dançamos por quatro noites sob a luz da lua cheia mais brilhante do ano. Fazemos dois Temazcales por dia, um ao anoitecer e outro ao amanhecer ao final da noite de dança. Sugerimos jejum de alimento bebendo apenas água, os chás medicinais e a bebida de cacau que são preparados e servidos durante a dança para que nossos corpos estejam purificados e possamos absorver toda a energia da nossa oferenda. Para aquelas que não querem jejuar, uma refeição leve é servida à tarde. Durante o dia, temos o tempo do descanso e o tempo dos círculos de partilha. Estes são oferecidos pela abuela onde serão dadas instruções às novas dançantes e por mulheres dançantes sobre temas relacionados ao feminino. São de dois a quatro círculos de partilha por tarde, podendo as dançantes participarem de quais quiserem.

Contemplando acolher as crianças com carinho e atenção, procuramos promover atividades artísticas e recreativas com os filhxs das dançantes durante os momentos dos círculos de partilha.

No entanto, é obrigatório que cada dançante que queira levar seus filhxs leve também um apoio responsável por eles.


O Local da Dança de Lua

Menee Waka Meztli acontece na Aldeia Akasha, Itaipava – RJ, local onde realizamos diversas cerimônias das tradições nativas das Américas, cercado de montanhas, floresta e água cristalina de rio com uma linda estrutura em bio construção.

Para fotos do espaço, acesse a página facebook Aldeia Akasha

Nosso sistema é de acampamento sendo cada dançante responsável por levar sua barraca e tudo o que será indicado após inscrição. Somos todos responsáveis pelo cuidado e limpeza de nosso espaço cerimonial

Criamos um espaço comunitário entre mulheres, homens e crianças sustentados pelo respeito, carinho e cuidado uns com os outros e com tudo o que é sagrado na vida e neste planeta. Somos todos responsáveis pelo cuidado e limpeza do espaço.


O que é ser Dançante de Lua

A Dança da Lua é um caminho de vida transformador, um compromisso de integração profunda e verdadeira com todos os poderes da Natureza, uma oferenda por tudo o que nos dá vida, pela força feminina que à medida que vamos caminhando pela Roda de Medicina a cada ano de dança, vamos acumulando conhecimento, sabedoria e força, harmonizando nossas vidas e ancorando o poder de sermos quem somos, fortalecendo nossos propósitos, realizando nossos sonhos e visões. Nossa Dança é para invocar a força da luz que guia nossos corações. Com isso, vamos enaltecendo o que de mais belo e genuíno há em nós.


Requerimentos

Para ser dançante de lua é preciso estar disposta a:

– transformar-se, a reconhecer sua beleza e poder e a honrar a beleza e o poder de cada irmã que compõe o círculo

– chegar com disposição e coração aberto para cooperar, fluir e zelar pela unidade, harmonia, alegria, beleza e força da Cerimônia

– preparar-se adequadamente, cumprir o protocolo da cerimônia e as instruções das guias da Dança, cumprir com os requerimentos de inscrição preenchendo o formulário e efetuando o pagamento do valor e data estipulados.


Compromisso

Toda mulher que chega para dançar tem o compromisso de cumprir com o ciclo de quatro noites de dança e os dois Temazcales diários sem sair do espaço cerimonial.

As mulheres que querem ser dançantes de lua, seguir por este caminho de medicina, poder e responsabilidade, assumem o compromisso de dançar por ao menos 4 anos consecutivos completando com isso uma volta na Roda de Medicina. Estas, recebem no primeiro ano de dança seu cachimbo lunar de pedra de obsidiana e, ao final de 4 anos, recebem seus bastões, batismo de nome espiritual nessa linhagem de dançantes de lua (se quiserem) e as bênçãos para levantarem rezos lunares coletivos com o cachimbo lunar e iniciam as instruções para conduzirem Temazcales de lua.

Bem vindas também a dançar aquelas que não queiram fazer o compromisso de 4 anos.

Durante os dias de dança não será permitido o uso de plantas de poder, cigarros, álcool ou drogas.


Apoio

Todo apoio às dançantes é bem vindo e necessário.

Famílias com filhxs, homens e mulheres não dançantes para formar as equipe do Fogo e da cozinha. Na ficha de inscrição, favor definir a área em que oferece seu serviço.

Não será permitida a entrada de nenhuma pessoa para o grupo de apoio sem a devida inscrição prévia


 

Como participar como dançante da lua ou apoio

Mulheres dançantes e apoios que já registraram e já fazem parte do círculo podem fazer suas contribuições para 2024 a qualquer momento. Não é necessário preencher o formulário novamente. Basta fazer o pagamento no PIX: medicinasdaterra@gmail.com e enviar comprovante para o mesmo e-mail.

Inscrições de novas dançantes e apoios para 2024 abrirão durante a primeira quinzena de Novembro 2023.
O formulário de registro estará disponível aqui no site e na bio do Instagram (@medicinasdaterra), durante este período.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:    LINK

Favor preencher a ficha de inscrição no link acima, efetuar o pagamento da sua cooperação conforme indicado e enviar o comprovante para medicinasdaterra@gmail.com.
Sua inscrição só será confirmada após concluir o procedimento descrito acima.
Por gentileza, inscreva-se apenas quando estiver pront@ para confirmar sua presença com depósito do valor e envio do comprovante. Inscrição feita sem a confirmação do pagamento, em dois dias, será desconsiderada.
Após confirmação de inscrição, a dançante da lua receberá por e-mail orientações quanto ao regulamento da dança, instruções de preparo, do que levar,  o caderno e o link dos cantos da dança e será incluída no grupo WhatsApp.
As equipes de apoio receberão por e-mail as instruções quanto aos cargos nos quais irão apoiar e orientações do que levar e serão incluídos no grupo WhatsApp do apoio.

Pela vida, pela Terra e pelas futuras gerações.

Adriana Ocelot